os famosos cinco e outros

Standard

Hoje refastelado no sofá, pelas 13.15(?), vi um engraçado episódio de um série animada intitulada “Os Famosos Cinco”, versão século XXI, baseado nos livros de Enid Blyton. E fui pesquisar, com naturalidade e tranquilidade, nas estantes da minha memória.

Na minha juventude li todos os livros da colecção “Os Famosos Cinco” [edição Editorial Notícias], bem como o “Clube dos Sete” [edição Empresa Nacional de Publicidade], a “Colecção Mistério [edição Editorial Notícias], na qual o Gordo é o mais inteligente, a colecção “Quatro Torres” [edição Editorial Notícias], “As Gémeas” [edição Editorial Notícias] e a colecção “Aventura” que é, para mim, a mais espectacular. Soube por aqui que foi editada um nova edição da “Aventura”. Tendo em conta que é, afinal, a colecção que não tenho, apesar de a ter lido toda através da biblioteca Calouste Gulbenkian, talvez seja a altura de a reler e guardar. Os outros livros estão muito bem conservados porque além de adorar ler os livros eram na altura, tinha eu 10/11 anos, também os meus companheiros de aventura.

Como apontamento informo que o espaço Mistério Juvenil de Paulo Ferreira é um local a descobrir. Os meus grandes parabéns.

marion-des-neiges

marion

Assim de “rajada”, ainda, recordo os livros de Emilio Salgari em especial a saga “O Corsário Negro” e a série televisiva “Sandokan”.

Mas aquela série que me traz à memória tudo de bom é sem dúvida “Os Pequenos Vagabundos” (“Les Galapiats”). “Os Pequenos Vagabundos” de Pierre Gaspard-Huit são a referência de uma boa e saudável juventude.
Qual foi o rapaz que não se apaixonou pela Marion (Béatrice Marcillac). Eu apaixonei-me.
Mas o que ficou, também, na doce memória foi o Castelo Sem Nome, os Templários, os perigos, a coragem, a escalada ao castelo, as grutas.
Que frescura.

As personagens e as imagens são propriedade dos respectivos autores.
“Os Famosos Cinco”, versão século XXI é da responsabilidade da Disney.
deixar uma resposta

